quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Colaborador Cinéfilo (#1)

Escrito por Carlos Filipe Jesus

Mini Críticas de Cinema

Hunger Games


E o que é que eu posso dizer. Basicamente e de forma muito redutora, é um survival movie distópico e futurista. Com a Jennifer Lawrence.
E para adolescentes, ou young adults como agora se costuma dizer por terras do Uncle Sam. Faltam as duas sequelas. Quase que dá para ouvir daqui os executivos a esfregarem as mãos pelo sucesso de bilheteiras que foi este 1º.
+: Jennifer Lawrence.
-: Dispensável a meu ver, apesar de sempre ser algo melhorzinho que a saga Twilight. 

Intouchables (Amigos para Sempre)


Finalmente um excelso feel good movie! 
Aconselho vivamente a todos a visualização deste incrível filme que retrata acima de tudo humanidade, os valores da vida e da amizade. Actualmente, é dos filmes franceses com mais sucesso de sempre e anda por aí a espalhar o seu encanto por essa Europa fora. 
Sem caír em lamechices, consegue o feito de nos divertir, inspirar e emocionar
em simultâneo. 
Baseado em factos reais, a plot do filme baseia-se na vida real de um magnata francês que  fica tetraplégico e que necessita de um criado para cuidar dele 24h por dia.  No meio da sua faustosa e magnânima mansão, vivendo com a governanta, a assistente e o jardineiro, é escolhido o menos qualificado criado. Nada mais, nada menos do que um  indivíduo negro de classes baixas, que vive nos subúrbios, a quem é dado um contrato à  experiência. O que acaba por acontecer é que se cria uma grande amizade entre eles. Uma enorme amizade.
Além de ser um grande filme tem a particularidade de ser um filme baseado em factos
verídicos. Gostei imenso.

The Avengers


A primeira ideia que me vem à mente quando penso em The Avengers é: "C'um caraças o que eu me diverti a ver este filme na sessão de estreia mundial à meia-noite e 1 minuto!"
Confesso que usei a minha técnica de sempre para ir ver filmes pelos quais vou todo maluco para ver, cheio de expectativa. Ir com uma pseudo e aparente ideia de que o que vou ver vai ser uma bodega. Claro que isto só resulta até acabarem os infindáveis anúncios (muitas vezes é tanto anúncio que nem há espaço para um trailer) antes da exibição do dito filme. Logo que o filme começa o meu geek e cinéfilo interior liberta-se. 
Com os Avengers nem isso deu, já estava a dar mini saltinhos de expectativa enquanto esperava para comprar o meu bilhete. Ou seja, o meu geek interior e ansiedade para ver o filme não aguentaram a tanto hype e a tantos trailers e clips. E não é que me diverti à brava e as minhas expectativas foram todas saldadas?
Nunca pensei que iria ser tão bom! Incrível o argumento, a atenção dada às personagens, as magníficas piadas e gags e os incríveis efeitos especiais (principalmente no 3ºActo).
Impossível pedir mais! You nailed it, Josh Whedon (Buffy, Serenity)!
+: Robert Downey Jr em todas as cenas em que entra, os inesperados gags e inesperadamente o Hulk. 
-: O cabelo curto da Scarlett Johansson, na BD a Natasha Romanoff o cabelo é mais comprido.

Em breve (próximo texto/artigo): Antevisão de The Dark Knight Rises!

1 comentário:

  1. A Black Widow não tem sempre o mesmo penteado na BD, ela já usou o cabelo ainda mais curto que o da Scarlet: http://www.marveldirectory.com/pictures/individuals/b_3d/blackwidowi.gif

    ResponderEliminar