sexta-feira, 20 de abril de 2012

TOP 10 BD de Nuno Reis do Antestreia

BLOGUE: Antestreia


Como drama e filme de acção está bom, como ficção está assustadoramente credível. Tem alguns momentos irreais mas tem também muitos daqueles tão bem feitos que dão vontade de rever o filme ainda antes de ter acabado.


Um filme fiel à banda desenhada como forma de expressão que utiliza a animação em alguns momentos breves. Algo de diferente numa arte que cada vez é mais igual a si própria e onde ser diferente costuma ser um risco.


Mundialmente considerado a derradeira prova em como uma adaptação dos comics pode ser um grande filme e uma sequela superar o original.


O melhor tem de estar em todos aqueles momentos de total desrespeito pelo realismo, que tornam o filme numa surpresa constante e nos injectam adrenalina suficiente para o rever em sessões consecutivas.


Hellboy é sempre uma mistura explosiva de humor e acção. Em BD e em filme estas personagens fantásticas já fascinaram milhões. Fazem-no com humor, com estilo e pela calada da noite. No primeiro filme enfrentaram Rasputin e os nazis. No segundo enfrentam criaturas imortais, fadas, elfos e trolls numa batalha que deveria ser de toda a Humanidade.


De todos os Marvel já convertidos para filme provavelmente o menos popular era Iron Man. Para o conseguirem vender teriam de o apresentar e simultaneamente contar uma história apelativa. Não só conseguiram como superaram as expectativas.

8 - X-Men

O mais aguardado filme de super-heróis, aquele onde tinham mais personagens, mais liberdade criativa, e onde conseguiram fazer uma boa introdução para uma saga que dez anos depois da estreia ainda está longe de terminar.

9 - Capitão América

O herói favorito dos americanos não estava com sorte no cinema. Pois na tentativa mais recente finalmente correu bem e não só fez esquecer a versão de 1990 como despoletou um arranque como deve ser para os Vingadores.


Filme maldito de que muitos preferem não falar, para mim é um título incontornável desta lista pois combina imensas obras. Para o apreciar totalmente é preciso ter uma pequena bagagem literária mas mesmo quem não a tenha rapidamente conhece as personagens e descobre todos os seus pontos fortes e fracos, aquilo que as torna imprescindíveis para a equipa e o que as torna um perigo no seio dela.

4 comentários:

  1. Boa! Eu gosto imenso do Liga de Cavalheiros Extraordinários! Podia ser melhor, especialmente com menos CGI até porque são personagens tão clássicas mas gosto imenso!

    ResponderEliminar
  2. Excelente lista! 5 estrelas! E mais um bónus pela coragem de incluir a LXG, um dos meus maiores guilty pleasures! É bastante diferente da BD, mas pegou na ideia base e criou um filme divertidissimo!

    ResponderEliminar
  3. Bem eu sou daqueles que mete a liga num top das piores adaptações de BD de sempre. Também não sou grande fã do Capitão, mas não é um mau filme (para mim).

    De resto nada a apontar, tudo obras que gosto bastante

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Nuno pela tua participação ;)

    ResponderEliminar