segunda-feira, 2 de abril de 2012

TOP 10 BD por O Projeccionista de A última sessão


1 – Sin City

Um dos melhores filmes do Robert Rodriguez e uma daquelas grandes experiências para se ver em sala. O ambiente da BD de Frank Miller está bastante bem recriado e com um elenco de luxo, Sin City é um daqueles filmes que não deixa ninguém indiferente. Goste ou não do filme.

2 – American Splendour

Um filme independente, baseado numa banda desenhada independente de culto, mistura entre imagem real e animação. E com uma grande interpretação de Paul Giamatti. Uma pequena pérola do Cinema dos primeiros dez anos deste século.

3 – Persepolis

Apesar de a BD europeia ter algumas personagens clássicas (Tintim, Lucky Luke, Astérix, Blueberry, só para dar os nomes mais conhecidos), as suas adaptações ao Cinema não deixaram grande marca na memória. Tal não acontece com Persepolis, uma animação simples sobre esta biografia em BD de Marjane Satrapi que nos leva literalmente ao Irão para nos relatar os tempos conturbados da revolução islâmica através do olhar de quem a viveu.

4 – Batman Begins

Há quem goste mais do Dark Knight, eu prefiro esta primeira incursão de Christopher Nolan no universo de Batman, que nos fez esquecer Batman & Robin de vez.

5 – Ghost World

Mais uma banda desenhada de culto que teve direito a ser adaptada ao grande ecrã. Este filme é-me bastante caro porque foi visto numa altura em que estava a dar os meus primeiros passos enquanto cinéfilo, por isso não podia ficar de fora da lista.

6 – Hellboy

Como devem ter reparado na lista até aqui, ainda não viram praticamente nenhum filme de super-heróis. Eles começam a aparecer em força na segunda metade. Este é um desses casos, mas não se pode considerar Hell Boy um dos super heróis mais populares (só para dar dois exemplos, o Super Homem ou o Homem Aranha são bastante mais populares). Mas a realização de Guillermo del Toro, aliada a uma grande história, não desilude os fãs deste tipo de filmes.

7 – X-Men 2

É rara a sequela que é superior ao original. Neste caso, a sequela é bastante superior ao filme original. E só a sequência inicial é daquelas que fica na memória.

8 – Scott Pilgrim Vs. The World

E se em vez de monstros e bandidos o herói da banda desenhada for um geek que tem de enfrentar os ex-namorados de uma rapariga para conseguir ficar com ela? É essa a proposta de Scott Pilgrim, que não só nos leva de volta à adolescência como consegue recuperar uma estética dos videojogos bem querida de quem viveu nos anos 1980. Esta é talvez das mais originais adaptações de BD desta lista.

9 – Capitão América

Este não é um grande filme e mesmo os fãs da personagem não gostaram por aí além da adaptação. Para mim, dentro desta nova vaga dos vingadores, foi a preferida. Quanto mais não seja pelo piscar de olho que faz ao Cinema clássico de aventuras.

10 – Watchmen

O regresso de Zack Snyder à BD, depois de 300, deu-se com este filme. Recorrendo à mesma técnica, consegue-nos transportar literalmente para o universo criado pela novela gráfica de Allen Moore. Um bom filme de acção e ficção científica, onde os heróis nem sempre são os mais certinhos.

10 comentários:

  1. Olho para esta lista e pergunto-me como é que me esqueci do Persepolis no meu. :P
    Escolhas muito interessantes, algumas delas que também constam nas minhas escolhas.
    Belo top, e óptima iniciativa. :)

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente a preferência do Batman Begins sobre o TDK :)

    ResponderEliminar
  3. Senhor Projeccionista então escolhes o Capitão América quando há o Iron Man o melhor filme desta nova vaga dos avengers? E um dos que mais me custou não ter metido na lista :P

    Tirando esse é uma bela lista sim senhor com vários em comum com a minha. Apesar de ser dos que prefere o dark knight o begins é um bom filme e dos super heróis aquele que mais se aproxima da adaptação de um livro em particular, o "Ano um" de Miller (tenho ideia que houve outro também muito usado mas não conheço).

    O X2 só pela cena que falas quase merece estar em qq top.

    Não adorei o Watchmen e o Sin City, mas reconheço-lhes qualidades, gosto dos filmes. O 2º então é um exercício de estilo muito bom. O facto de ter ido vê-lo depois de ter lido os livros não abonou mto a favor dele na altura, por exemplo com o Persépolis já não aconteceu isso porque não conhecia a história. Porque ambos acabam por não trazer nada de novo para quem leu, mas também não têm de o fazer é o contar daquela história noutro registo e ponto final. E quanto à história essas são muito boas.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos.

    Inês, o Persepolis é bastante bom, devias rever isso :P Eu também só ontem a ver a lista da Rita é que reparei que me tinha esquecido do Constantine...acontece.

    Cine 31, acho que é uma excelente porta de entrada para a série. E aqui que ninguém nos ouve, apesar de também ter gostado bastante do TDK, acho que o segundo Batman do Nolan ganhou bastante mais popularidade devido ao Ledger. O que não quer dizer, sublinho mais uma vez antes que me linchem, que o TDK não seja um grande filme.

    Loot, eu gostei muito do Capitão América, mas infelizmente não podia ter trocado pelo Iron Man porque não o vi :( mas é uma lacuna a rever num dia destes. Só prova que também tens bom gosto cinéfilo :P X2 e Batman, sem dúvida. O Sin City é quase brilhante, não me canso de o rever. Eu tive a sorte de o ver antes de ler a bd, por isso ainda não estava contagiado.

    ResponderEliminar
  5. Watchmen, já tentei ler e vi o filme e... Not my cup of tea, definitivamente. Mas tens uma lista muito original. :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado. Nem todos podemos gostar do mesmo tipo de chá ;) O Watchmen não é um filme/bd fácil, mas vale a pena dares uma segunda oportunidade, acho.

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante da lista, conta com algumas das escolhas que estarão presentes no meu top. Ao ver a tua lista reparei que esqueci-me por completo do "American Splendour".

    Cumprimentos,
    Aníbal Santiago

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos pelos comentários e neste caso em especial ao Projeccionista por ter-nos dado uma lista tão boa :)

    Objectivo cumprido ;)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Obrigado aos dois e ao André pelo convite. Estás de parabéns pela iniciativa.

    Aníbal, aconteceu-me o mesmo com o Constantine...

    ResponderEliminar