quarta-feira, 4 de abril de 2012

TOP 10 BD por David José Martins do CINE 31

BLOGUE: CINE 31

1 - Batman Begins – Afastando-se dos neons e latex das anteriores aventuras do Homem-Morcego, a equipa liderada por Christopher Nolan  ressuscitou a franquia. Em grande parte adaptou o arco “Batman: Ano Um”, recontando as origens do inexperiente Bruce Wayne no inicio da carreira como Batman, num mundo que podia ser o nosso. Melhora com cada novo visionamento.

2 - X-Men – Primeira Classe – Magnifica revisitação do mundo dos mutantes, cronologicamente pela primeira vez e em grande estilo.

3 – Watchmen – Zack Snyder surpreendeu todos ao conseguir filmar uma das tais obras "infilmáveis", uma das graphic novels que mudou o panorama da nona arte para sempre.

4 – Scott Pilgrim VS O Mundo – Imparável fusão de cinema, banda desenhada e música. Delicioso!

5 - X-Men 2 – Uma evolução em relação ao primeiro filme. Com as personagens já estabelecidas, saltamos para a acção desde os segundos iniciais.

6 – Hellboy – O fabuloso protagonista Ron Perlman, o elenco secundário, e a restante equipa de produção tornaram palpável um mundo com monstros escondidos na noite.

7 – Hulk – um drama narrado com recursos importados da banda desenhada, muito subvalorizado e injustiçado no box-office por causa não ter tanta acção como seria de esperar de um filme de super-heróis. Mas este filme deixou claro que o Hulk é um anti-herói, um homem amaldiçoado, que tem que lutar pelo auto-controle.

8 - V de Vingança – Apesar de suavizar a vertente anarquista da banda desenhada, e de apresentar um look mais moderno, é um grande filme, que arriscou mais do que seria de esperar de um filme mainstream, transbordando para o mundo real, basta ver a quantidade de máscaras de Guy Fawkes que são visíveis em manifestações e protestos pelo mundo fora.

9 - Homem-Aranha – Perfeita história de origem, o capítulo mais crítico de uma franquia, equilibrando o característico humor do cabeça-de-teia com fantásticas sequências de acção e o megalómano Duende Verde.

10 – Iron Man – A primeira peça para começar a compor o puzzle que vai dar origem ao filme dos Vingadores. Agora não consigo imaginar mais alguém no lugar de Robert Downey Jr., que deu vida ao irresistível Tony Stark, o homem dentro da armadura.

Não podia deixar de mencionar os fantásticos "The Dark Knight Rises", ao nível do antecessor, e "Sin City", a adaptação visualmente mais literal de todos os tempos.

7 comentários:

  1. Obrigado ao André pelo convite :) A minha lista de adaptações de Bd não "premiou" as adaptações mais fidedignas (o "Sin City" ou "300" ficavam em 1º lugar de adaptações literais), mas sim o sucesso na transcrição de uma BD para um meio diferente. Acho todos bons filmes, independentemente da sua origem na BD, o que costuma ser meio caminho para ser desdenhado...mas enfim, não é para isso que estamos cá hoje :) espero que gostem da lista!

    ResponderEliminar
  2. eheh tá aí um "Rises" a mais :P

    Eu não gosto dos aranhas do Raimi, mas tenho a sensação pelo que leio que são filmes bem cotados por esta blogoesfera fora. Daí ter estranhado ainda não ter surgido. Agora nesta 4º lista aparece finalmente, apesar de achar que o escolhido ia ser o 2.

    De resto gosto de todos e fiquei contente por ver alguém lembrar-se do Hulk do Ang Lee filme muito injustiçado, que apesar de não ser dos meus 10 favoritos foi um filme que apreciei, bem mais do que aquele com o Norton.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Hehe pois é, esse "Rises" está a mais, e eu não reparei ao publicar xD

    ResponderEliminar
  4. Lá está o Batman Begins a liderar :) Gostei deste top por também ter alguns da minha lista. Nos restantes falta-me ver o Hulk e o X-Men Primeira Classe, este último tenho bastante curiosidade em ver.

    ResponderEliminar
  5. "O Projeccionista", valem mesmo a pena, são muito diferentes, mas muito bons :)

    ResponderEliminar
  6. O quanto concordo com o Batman Begins em primeiro (encontro nele mais valor em termos de adaptação que no The Dark Knight). Acho o X-Men 2 um pouco melhor que o First Class. O Hulk de Ang Lee é outro que admiro bastante e das duas vezes que o Hulk chegou a cinema nesta década, é de longe superior (muito incompreendido).
    Uma bela lista a do David "Cine31". Cool!

    ResponderEliminar