sexta-feira, 6 de abril de 2012

TOP 10 BD de Aníbal Santiago do Rick's Cinema

BLOGUE: Rick's Cinema

1 - “Gainsbourg”  - Inspirado na vida de Serge Gainsbourg, a biopic partiu da graphic novel escrita por Joann Sfar e inspirou-se em vários momentos relevantes da vida do cantor. O resultado final foi um filme apaixonante sobre Serge Gainsbourg uma figura irreverente e marcante da cultura popular francesa. Um dos meus filmes de eleição.

2 - “Hellboy” - O filme perfeito para vermos naqueles dias que percebemos que tomamos péssimas decisões e não podemos voltar atrás com estas. Hellboy tenta sempre dar o seu melhor, mas muitas das vezes acaba por errar e colocar em perigo aqueles por quem nutre sentimentos. Um demónio que age como um humano, mas tem uma aparência assustadora que leva a que tenha de estar durante muito tempo escondido da humanidade. Guillermo del Toro trouxe-nos uma bela adaptação cinematográfica do personagem criado por Mike Mignola.

3 - “The Dark Knight” - Christopher Nolan trouxe-nos um dos melhores filmes sobre o famoso anti-herói da DC Comics. Acção, aventura, drama, um argumento bem construído e um Heath Ledger como nunca o vimos.

4 -  “X-Men: First Class” - Depois de ter ficado bastante desiludido com “X-Men 3” e “ X-Men Origens – Wolverine”, Matthew Vaughn surpreendeu-me com uma história de origem dos personagens, que tem como ponto alto a relação entre Charles Xavier e Erik Lehnsherr aka Magneto.

5 - “Scott Pilgrim Vs The World” - Ter Mary Elizabeth Winstead era motivo mais do que suficiente para eu ver o filme, mas a obra cinematográfica surpreendeu-me pela positiva com uma história bem humorada e divertida sobre um jovem que tem de defrontar os terríveis sete ex-namorados da amada Ramona Flowers para poder ficar com a rapariga.

6- “V: For Vendetta”: Alan Moore escreveu uma graphic novel brilhante e James McTeigue surpreendeu ao realizar um filme de acção com uma mensagem política forte. Apesar de não captar na totalidade os elementos da graphic novel, o filme de McTeigue apresenta um argumento forte da autoria dos irmãos Wachowski e conta com uma Natalie Portman em grande nível.

7 - “Spider-Man 2” - Pode não ser um filme perfeito, mas conseguiu cativar-me ao ponto de o ver duas vezes no cinema e ainda ter adquirido o dvd original no dia em que foi lançado em Portugal. A história da relação entre Peter Parker e Mary Jane é desenvolvida, o Dr. Octopus é um vilão à altura do herói, e o desenvolvimento dos personagens não é esquecido. Tem muitos defeitos, mas não consigo deixar de gostar deste filme.

8 - “Iron Man” - Jon Favreau conseguiu efectuar aquilo que muitos duvidavam: Realizar com sucesso um filme sobre o famoso “Homem de Ferro”. Inspirado nos comics da Marvel, o filme conta com uma história de acção e aventura bem humorada, que tem como ponto alto a interpretação de Robert Downey Jr.

9 - “300” - Um épico violento, recheado de acção, sangue e violência, que apresentou alguns eventos da famosa Batalha das Térmopilas, nomeadamente, o confronto entre 300 intrépidos de espartanos contra o númeroso exército persa. Inspirado na graphic novel de Frank Miller, o filme conseguiu conquistar o público e mostrar que os épicos passados na antiguidade ainda têm viabilidade comercial (algo que foi colocado em causa com o desastre clamoroso de “Alexander” nas bilheteiras norte-americanas).

10 -  “Persepolis”: Inspirado no livro de banda desenhada de Marjane Satrapi, o filme surpreende ao apresentar uma narrativa forte sobre Marjane, uma jovem iraniana que cresce no meio dos acontecimentos que rodeiam a Revolução Iraniana. Um filme que prova mais uma vez que os desenhos animados não são apenas para crianças.

6 comentários:

  1. Não fazia ideia que havia uma graphic novel do Gainsbourg. :-) Hoje já aprendi alguma coisa! Gosto bastante da lista, só não vi (ou li) ainda o Persepolis e Gainsbourg.

    ResponderEliminar
  2. Boa lista e é a primeira que tem um filme que ainda não vi, precisamente o que ocupa o número um. Não ouvi falar muito dele por isso também me surge como uma surpresa num lugar tão cimeiro. Fiquei definitivamente mais curioso em ir vê-lo.

    ResponderEliminar
  3. Desde já aproveito para agradecer ao André a oportunidade de ter participado neste top e ao David e ao Loot por terem comentado. Confesso que só tomei conhecimento da graphic novel após ter visionado o filme. Joann Sfar conta com um vasto trabalho no campo da banda desenhada e transportou um pouco desse universo misterioso e sonhador com a vida do carismático cantor (algo visível em personagens como este http://3.bp.blogspot.com/_owEOC2yTs9g/S7zE57CtyII/AAAAAAAAAUc/r5-ngp-rGys/s1600/gueule.jpg e várias cenas do filme). É uma biopic algo diferente do que podemos esperar, que é capaz de gerar paixões e ódios. No meu caso despertou-me uma enorme paixão pelo filme.

    Cumprimentos,
    Aníbal Santiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheci o nome do Joann Sfar quando "o Gato do Rabino" foi editado cá pela ASA, mas não fazia ideia que tinha feito o Gainsbourg. Agora numa curta pesquisa vi que o seu próximo filme vai ser precisamente "o Gato do Rabino".

      Eliminar
    2. Confesso que não imaginava sequer que a história do biopic de Serge "Gainsbourg" surge da banda-desenhada. Altamente!
      É mais uma razão para ter de o ver e a maior novidade por todas as listas que surgiram. O resto da lista... tudo bem, nada a apontar.
      Cool!

      Eliminar
  4. Obrigado eu Aníbal pela tua participação, e a todos os que têm acompanhado e comentado esta iniciativa ;)

    ResponderEliminar