Escrito por Carlos Filipe Jesus
Crítica: The Amazing Spider-Man
Quem me conhece bem sabe que eu adoro tudo o que seja cultura popular, BD, de quase tudo o que é americano. Adoro cinema desde o cinema mais sério ao mais leve. Sou um cinéfilo inveterado. E dos grandes clássicos, também claro!
E pergunta o leitor o porquê desta introdução que nada tem a ver com o Spiderman?
Eu respondo com: sim, eu sou daqueles que gosta do universo dos heróis, e que acredita que não é com isto que vem o fim do cinema. Sou contra vários remakes, mas nunca contra uma coisa vinda da cultura popular ou BD, que é material cinematográfico vivo do melhor. Acho que mais do que alguma vez, os filmes de super-heróis são gradualmente mais inteligentes e para um público alvo intelectual, destacado e sábio. Não é cinema para tolos, isso pertence às comédias românticas da Katherine Heigl, Jennifer Lopez e Hudson. Quem fala de super-heróis com desprezo e gozo é um simples ignorante! Vejam o Batman do Nolan e pasmem-se!
Agora sim, a crítica: Adorei este reboot "Amazing Spiderman"! Fez-me sentir ali representado na figura do Andrew Garfield (mas que grande jovem actor, leva o filme às costas!), tem um ambiente realista que não destoa do universo do Aranha. Simplesmente é uma versão mais realista do que nós já vimos no 1º filme da trilogia do Raimi (que tanto gozo me deu e dá a ver quando a revejo)!
A meu ver, esta nova incursão, este reboot coexiste em perfeita harmonia com a trilogia anterior. Já que tivemos o lado mais goofy, agora temos o lado mais sério. O lado da realidade.
Este Spidey de Garfield dá a sensação de ser real e poder existir nas ruas de Nova Iorque.
Mantendo o lado de filme familiar, tem momentos de agrado para os mais graúdos para além da textura emocional mais complexa e realista. Tem lá aquilo que mais gostei de ver no 500 Days of Summer e algumas cenas de gore que passam rápido demais a meu ver (principalmente uma cena de canibalismo animal)! A essência do Spiderman da BD continua forte, mas, sem querer voltar a ser repetitivo, é o realismo que sobressai neste reboot.
Rhys Ifans (um autêntico personagem, baseado, claramente, no "Dr Jeekly and Mr Hyde", de Stevenson) e Emma Stone (como a bonita e inteligente Gwen Stacy) vão óptimos, bem como a Sally Field e o Martin Sheen (demasiado moralista, mas tem que ser, o tio Ben é isso mesmo!). E até o Lagarto pareceu-me muito bem conseguido, ao contrário do que se dizia por aqui na net.
Este reboot mete de lado o 1º do Raimi, com elevação, sendo que se sai do cinema bem disposto e com um sorriso na cara.
Confesso-me ansioso pela sequela deste reboot pois em termos de história ainda está tudo para contar! Que venha esta nova trilogia! Bater o 2º filme do Raimi não vai ser fácil!
O melhor: Andrew Garfield e o seu acting. Vê-se que passou pelo mesmo de que muitos geeks passaram. A química entre ele e a Emma Stone (ou não fossem eles namorados na vida real). E Rhys Ifans, um belíssimo actor alagartado. A qualidade que se nota logo nas cenas em que são usados cenários reais, como as ruas e o metro de NY.
O pior: O CGI e green screen usado em demasia em detrimento dos cenários reais. O pouco desenvolvimento da personagem da Gwen Stacy. O facto de a trilogia do Raimi estar ainda muito presente nas nossas cabeças, tira um pouco o factor surpresa.
Nota final: 7,5/10
Agora que venha mais bom cinema a 2 de Agosto (if you know what i mean)!
Outras notas:
Prometheus - 8,5/10. A mestria de Ridley Scott merece ser ressalvada. He's back! Até agora o melhor filme de 2012, muito inteligente para quem tiver cabeça para entender os pormenores subliminares do filme.
Snow White and The Huntsman - 6,5/10. Perde muito por ter os gastos e overrated Stewart e Hemsworth no cast. Vale quase unicamente pela interpretação da Charlize Theron e belos cenários, visuais e fotografia do filme.
Gostei bem mais deste Spidey, sou fã da BD e da série de animação - tanto dos anos 60 como 90 - e acho que realmente o senhor Mark Webb fez um bom trabalho com esta readaptação do aranhiço à grande tela. Estou ansiosa pelos outros dois filmes...Btw, temos um Garfield no papel do Aranha bem superior ao totó Tobey, tenho dito.
ResponderEliminarcumprimentos,
cinemaschallenge.blogpost.com
"A Branca de Neve e o Caçador": 3*
ResponderEliminarVi a semana passada "A Branca de Neve e o Caçador" e gostei do que vi. Contudo não é perfeito e "Snow White and the Huntsman" peca por ser bastante parado.
Cumprimentos, Frederico Daniel.