domingo, 1 de abril de 2012

TOP 10 BD por FilmPuff do Not a Film Critic


Antes de mais quero agradecer ao Blockbusters pelo convite que me fez para criar o meu Top 10 das Melhores Adaptações da BD. Pode soar a agradecimento da praxe mas nem nunca me tinha ocorrido criar um top de melhores adaptações de banda-desenhada, nem acredito que pudesse existir melhor timing para o fazer. Posto isto, quero enfatizar como foi difícil responder a este desafio. A minha lista final ficou reduzida a 11 escolhas. Isso mesmo. E não queria abdicar de nenhuma delas. Por isso, muito depois da publicação deste top vou achar que devia ter criado uma lista com 10 entradas e meia ou com direito, pelo menos, a uma menção honrosa.

Duas considerações adicionais: 1) Não visionei todos os filmes da lista inicial, o que poderá justificar algumas ausências escandalosas e 2) só apreciei os filmes pela sua qualidade intrínseca e não como adaptações, pois apenas li as Bandas-desenhadas do Wolverine, Demolidor, X-Men, Elektra, Hulk e Capitão América e, mesmo assim, à excepção dos X-Men, só li números soltos.

Menção Honrosa ou escolha nº 10,5: “Hellboy 2”

10 - Blade 2

Guillermo del Toro trouxe-nos um filme repleto de acção, numa época em que os vampiros ainda dispunham de boa reputação. Esta segunda encarnação é, apesar tudo inferior, pois carece de um vilão tão emblemático como o Deacon Frost de Stephen Dorff e o factor novidade. Mas nesta segunda encarnação Blade, o daywalker, continua tão atlético quanto antes e traz novos truques na manga. Ele volta a percorrer as ruas e os esgotos da cidade à caça daquilo que mais detesta neste mundo: vampiros.

9 - Procurado

Eis um dia vulgar na vida de qualquer pessoa: descobrir que o nosso pai não era quem pensávamos, mas um assassino e que existe uma sociedade de assassinos que nos quer recrutar para efectuar uns “trabalhos”. Como se o argumento não tivesse já um je ne sais quoi de surreal, ainda descobrimos que as balas podem fazer ângulos de 180º e até 360º graus para chegar às suas vítimas. Ah, e o nosso mentor é a lindíssima Angelina Jolie. Entretenimento puro!

8 - Batman – O Início

Depois do flop, a todos os níveis, de “Batman e Robin”, Christopher Nolan fez o impensável e aceitou trabalhar num franchise moribundo. Quando se esperava uma experiência de humildade para este realizador, ele conseguiu ressuscitar o interesse pelo herói obcecado por morcegos e conquistar novos fãs. A este sucesso não é imune o casting de Christian Bale e um corte com tudo o que conhecêramos antes. Nolan foi às origens e tornou Batman, um personagem real.

7 - 300

Um exército invasor. Uma pequena Cidade-Estado. 300 entregam-se a uma luta desigual para travar um exército de centenas de milhar e salvar toda a Grécia. A História da batalha de Termópilas foi sacrificada a bem do espetáculo visual. A caracterização exagerada, violência estilizada e os corpos tonificados dos Espartanos, dignos da capa da Men’s Health, dificilmente correspondem a 480 A.C. Que importa? Isto é Esparta!

6 - X-Men

A primeira adaptação da célebre equipa de mutantes, criada por Stan Lee em colaboração com Jack Kirby, traz-nos algumas das personagens mais queridas do universo Marvel sem cair numa mitologia demasiado intrincada. É, para uns, uma aventura nostálgica e para outros um admirável mundo novo.

5 - O Cavaleiro das Trevas

São raros os exemplos de sequelas superiores aos filmes originais mas “O Cavaleiro das Trevas” pertence a essa lista. O mérito vai todo para o confronto entre o justiceiro negro Batman e o brutal Joker. Enquanto Jack Nickolson foi um Joker sinistro com um toque de humor negro, Heath Ledger levou o personagem até ao limite e perdeu-se no pior da psique humana. A sua interpretação elevou o filme, a sua morte tornou a visualização do filme, uma homenagem obrigatória.

4 - Sin City

A cidade do pecado de Frank Miller é a acção ficcionalizada de vícios bem reais. Homicídio, pedofilia, prostituição… são lugares-comuns na cidade que nunca dorme, onde o futuro parece negro e a esperança não é mais do que um bem escasso. “Sin City” remete-nos para os anos dourados do filme noir, sem esquecer o desassossego do século XXI. Quase que esperava ver o Bogie dar a volta à esquina.

3 - V de Vingança

Onde é que errámos? Onde é que na procura de paz social e prosperidade nos tornámos cordeirinhos seguidores de tiranos disfarçados de líderes? “V de Vingança” é um retrato assustador da sociedade ocidental contemporânea, com dois dos melhores actores da actualidade, a oscarizada Natalie Portman e subvalorizado Hugo Weaving.

2 - Constantine

O personagem John Constantine é um tipo lacónico, na maioria das vezes desagradável e egoísta. Não é nada que o Keanu Reeves não tenha já feito antes. Se esquecermos o facto de que o Reeves é Reeves, “Constantine” traz-nos uma mitologia negra e um anti-herói que escarnece da fé e da sua própria mortalidade, enquanto possui as respostas para alguns dos maiores mistérios que assolam a humanidade.

1 - Hellboy

Não sei se é uma maldição ou uma bênção disfarçada, mas o Ron Perlman encontrou, finalmente, o papel em que a sua ausência de beleza é uma vantagem. “Hellboy” traz-nos personagens caricaturescas, um conjunto de heróis silenciosos, com emoções mais profundas que os da adaptação de BD típica. PS: É também o primeiro filme em que consegui gostar da Selma Blair.

10 comentários:

  1. Bem escolhido! A minha lista tem várias destes filmes, mas já vi um ou dois que podia ter acrescentado na minha lista de adaptações :D

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais há que salientar que o Ron Pearlman já tinha encontrado vantagens no seu aspecto muito antes do Hellboy. Alguém se lembra da série "Bela e o Monstro"? Ele era um monstro com grande figura :)

    Estranho, vindo da filmpuff, não estar aqui nenhum filme japonês :P
    Da lista os filmes que gosto menos é o Wanted e o Constantine. Possivelmente muito por causa da BD, não os considero boas adaptações. Como filmes não são maus, mas também não me dizem nada.

    Dos X-Men prefiro a sequela mas também gosto muito do 1º que foi muito importante nesta nova vaga de adaptações.
    Ah e o Hellboy 2 é do caraças, gostei muito, porque é uma mistura entre o universo de Del Toro e o universo de Mignola :D

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Cine 31 e Loot: Obrigada mas queria esclarecer um pequeno ponto. A minha lista foi criada a partir da "tal" lista, aquela das indicações dadas previamente pelo André. Se calhar teria aqui um battle royale, tamami, etc, etc. E depois, como o tempo escasseia não fiz quaisquer alterações.

    Loot: Quando ao Perlman tens toda a razão. Sempre que o vejo lembro-me do palerma do Salvatore no nome da rosa. Mas no caso do Hellboy, a feiura fica-lhe bem!

    ResponderEliminar
  4. O Battle Royale não é uma adaptação de BD, mas sim do livro em prosa. Existe uma BD também, posterior ao livro.
    O outro nunca li nem vi, mas as adaptações de mangá têm crescido a olhos vistos, cada vez há mais e eu nem lhes tenho prestado muita atenção. tenho receio de ver alguns como Death Note cuja estética em filme não me puxa nada...

    ResponderEliminar
  5. Uma bela lista para começar, com escolhas interessantes. :)

    ResponderEliminar
  6. Damn, esqueci-me do Constantine! Dos restantes que vi, só puxava o Sin City mais para cima (se vires as minhas escolhas percebes ;) ) e considero o X2 uma grande sequela, melhor do que o primeiro X-Men. Em relação ao Batman já acho o contrário, preferi o primeiro em relação ao segundo. E ter o Nolan a realizar o regresso do homem morcego não havia como falhar. Aliás, acho que qualquer um faria melhor do que o Batman & Robin. Boa lista.

    ResponderEliminar
  7. Loot: Tens razão. Mas com um pouco de batota ainda o enfiava na lista :)

    Inês: Obrigada

    O Projeccionista: Acontece, podias sempre ter feito como eu: menção honrosa ou escolha nº 10,5 ;)Quanto ao Batman, achei o primeiro um pouco fastidioso. Cortava à vontade meia hora de filme e ficava com o resto que está perfeito.

    ResponderEliminar
  8. Mas eu esqueci-me mesmo do Constantine, porque não segui a lista propriamente dita, fi-la mais de cabeça e um pouco à pressa. E há bocado a falar com outro blogger lembrei-me de um outro que colocava na minha lista de certeza absoluta. Paciência, para a próxima estarei mais atento. Em relação ao Batman, explico um bocado a minha escolha no post da minha lista e no respectivo comentário.

    ResponderEliminar
  9. Bom top. Conta com algumas escolhas que estão na minha lista, entre os quais o "Hellboy", "V de Vingança", "300", etc. O "Constantine" foi outra escolha que deixei de fora sem saber muito bem porquê, mas que certamente merece estar num top do género.

    Cumprimentos,
    Aníbal Santiago

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado por todos os comentários, é bom ver que esta iniciativa está a começar a dar frutos e a dar a conhecer às pessoas (eu incluído) mais filmes e filmes de qualidade ;)

    Obrigado FilmPuff pelo teu Top!

    ResponderEliminar